Como fazer a limpeza de sua piscina

Limpar ou manter limpa uma piscina, requer alguns cuidados. Mas não é preciso contratar profissionais da área para realizar esse serviço. Aqui no Dicas Caseiras preparámos algumas dicas de como fazer a limpeza da sua piscina.

Para limpar correctamente uma piscina, é preciso ter em casa algumas ferramentas de uso necessário para esse tipo de trabalho. Por exemplo, é essencial ter rede para folhas. A sua característica é possuir um longo cabo que serve para retirar as sujeiras maiores. Outra ferramenta importante é o aspirador de piscina, que serve para completar o trabalho de filtração através de mangueiras flexíveis.

As escovas de nylon são utilizadas para limpar as paredes e o piso da piscina. Mas se a sua piscina for de concreto, é fundamental ter uma escova específica que sirva para retirar as algas. Caso seja de azulejos, há várias escovas excelentes para esse tipo de material.

Os produtos de limpeza devem ser específicos para cada tipo e característica de sua piscina.

Como limpar uma piscina

Como limpar a sua piscina:

– É de extrema importância limpar todo o contorno da piscina. Caso esteja coberta com uma lona, elimine toda a água e sujeira que fica acumulada. Em seguida retire as folhas e a sujidade sempre no sentido oposto à localização da piscina.

– Aplique algumas gotas de qualquer produto específico para o rebordo da piscina. Existem no mercado bons produtos para limpar os rebordos, biodegradáveis e que não estragam os azulejos. Estes produtos podem ser aplicados sem luvas.

– Esvazie o depósito do filtro e limpe-o para que não corra o risco de ficar entupido. Não se esqueça de verificar o conjunto de filtragem da sua piscina, para ver se o mesmo está a funcionar bem e correctamente.

– Escolha um dia da semana para verificar se não há folhas e qualquer tipo de sujeira maior que possa prejudicar o fluxo da água. Os filtros estão localizados no fundo da piscina.

Material de limpeza das piscinas

– Com a Rede para folhas, limpe bem a superfície da água.

– Escove as paredes da piscina pelo menos uma vez na semana. Isso ajuda a eliminar depósitos de algas, antes que comecem a criar manchas. Uma dica importante: use escovas mais duras para piscinas de concreto armado e as macias para piscinas de fibra de vidro e em pisos emborrachados. Se for caso da piscina ser em azulejo, não use nada abrasivo, pois pode arranhar e danificar a superfície.

– Depois de usar as escovas, use o aspirador e remova do fundo da piscina aqueles pedaços pequenos que caíram durante a escovação. Opte por aspirar uma vez na semana, para manter a água limpa.

Como manter piscina limpa

– Por fim, o cloro. Na verdade o cloro serve como desinfectante. Sendo assim, a sua aplicação é indispensável. Mas tenha atenção em usar conforme as instruções do fabricante.

O nível do cloro na água deve estar sempre entre 1.0 e 3.0 ppm. Cerca de quatro a cinco gramas de cloro granulado são suficientes para cada 1000 litros de água.Use somente a piscina depois de 1 hora de aplicação do cloro.